domingo, 15 de março de 2009

fotheenhas, Roma somos nozes tambem!!!



No final de dezembro fomos pra Roma passar dois dias, programamos que no primeiro dia conheceriamos o colisseo, a fontana de trevi, panteon e que no segundo dia deixariamos só pro vaticano e pro museo do vaticano, mas...........
fomos de trem, 6hs de viagem Milão/Roma, não era o trem expresso pois este era muito caro hehehe, era um trem que ia parando em quase toda cidadezinha que via pelo caminho e vc que esta lendo deve estar pensando, nossa que legal, deve ser lindo ir de trem, ver a paisagem, coisas desse tipo, mas se engana, é um tédio, a paisagem não muda muito, ou são casas, ou são campos agricolas, não tem florestas, rios, montanhas, coisas que estamos acostumados a ver no Brasil. Enfim chegamos em Roma, cansados e com fome, descemos do trem, pegamos o metro para a parada piramede, essa era a indicação que tinhamos do nosso amigo que mora lá, saimos do metro e tivemos o primeiro impacto com essa cidade tão antiga, vimos uma piramede!!!! Eu me perguntei, o que faz uma piramede no meio da cidade de Roma e ao repetir essa pergunta ao nosso amigo ele respondeu que os romanos na época do imperio tinha trazido essa piramede do Egito, ficamos boquiabertos e tinhamos apenas chegamos.
No dia seguinte resolvemos turistar, fomos só nós dois, compramos um mapa da cidade em uma banca de jornal e fomos de metro ao colisseo, faziamos conjecturas de como seria o colisseo, como o encontrariamos, procurando direitinho o caminho no mapa e ao sair da estação do metro, uma sensação estranha, uma sensação que não se é possivel explicar em palavras, pois se tentassemos vcs iriam ficar horas lendo palavras e mais palavras e nós não teríamos conseguido expressar o que foi ver o colisseo na saída do metro, deixo aqui só estas INCRÍVEL e INEXPLICAVEL em letra maiuscula pra tentar chegar o mais perto da sensação......
não conseguiamos falar ou com o outro, só olhavamos, demos a volta toda por fora até que vimos um portão de entrada e resolvemos entrar, lógico. Dentro é uma coisa de louco, ficavamos imaginado como seria o colisseo no seu apogeu, com as pessoas na platéia, com as pessoas na arena gladiando, morrendo e o povo assistindo, aplaudindo e se divertindo.... depois de horas e muitas fotos, vimos que o ingresso do colisseo dava direito a ir ao parque arqueologico do palatino e ao forum romano, que esta ao lado do colisseo, isso nos chamou muita atenção e lá fomos nós. Passamos o resto do dia lá, a olhar o que sobrou das casas da roma antiga, pedaços de grandes construções, de arcos, de entradas, de fontes, realmente um museo ao ar livre.
Chegamos exaustos em casa, fomos jantar com outro amigo que mora lá e desmaiamos na cama.
O dia seguinte começou com uma pergunta, onde iremos? pois ficamos um dia todo em apenas no colisseo, palatino e forum romano. Por fim resolvemos ir pro vaticano, fomos com o nosso amigo (o que estava nos hospedando) um cubano que mora em Roma, que falava um pouco em portugues, um pouco em espanhol e um pouco em italiano rsrsrsrs, ele foi o nosso guia turisco desse dia. Chegamos no vaticano depois de pegar um trânsito tremendo, quase parecido com São Paulo.
A piazza de san pietro é incrível, tem um ponto da praça onde se pode ver as colunas todas alinhadas. Entramos na igreja de San Pietro e já sabem, ficamos algumas horas lá dentro.
A igreja é gigante, com muitas esculturas, muitos detalhes na arquitetura, é de arrepiar os pelos.
Fotos, fotos, fotos do altar das esculturas das cupulas do sao longuinho. A escultura mais emocionante de todas é a pietá ficamos parados a contemplar.
Depois subimos na cupula da igreja e vimos toda a cidade de Roma lá de cima.
Ao sair da igreja de san pietro resolvemos ir pro museo do vaticano pois estavamos ansiosos pra ver a cappela sistina do michelangelo, mas mudamos de idéia pois já era tarde pra entrar no museo, teríamos pouco tempo para ver todas as maravilhas que estão lá dentro, então resolvemos ver as maravilhas do lado de fora, não falei delas ainda, não por serem menos maravilhosas do que as outras já citadas, mas por não ter chegado o momento oportuno!
As ruas de Roma parecem paginas de um livro de historia da arte, cada lado que se olha tem uma escultura, um pilar com escrições egipcianas, um carrossel do 1800, arte, arte, arte, uma delicia pros olhos e pra alma, passamos pelo castelo san angelo, arquitetura de michelangelo, piazza navona e chegamos ao panteon........ sem palavras novamente........como vcs poderão notar pelas fotos, ficamos algumas horas por ali entramos e saimos do panteon algumas vezes, demos a volta nele olhando cada detalhe que os olhos poderiam capturar e resolvemos almoçar lá em frente, num mac donald's rsrsrsrs que tinha uma vista incrivel do panteon!!!! aqui quero situá-los da hora já avançada dessa tarde, eram 5hs da tarde quando paramos pra almoçar.
Continuamos no nosso percurso e chegamos na fontana de trevi, onde joguei uma moeda e fiz meu pedido, passamos piazza venezia e voltamos para a casa, a essa altura já exaustos, arrumamos as malas e pegamos o trem de volta para Milão.










































2 comentários:

Diego Azzi disse...

Ô sódadi doceis!!!
tá tudo muito lindo, beijos mil, di

Unknown disse...

É para ficar sem palavras mesmo, eu estou aqui embasbacada de ver as fotos,imagina pessoalmente.
Saudade
Bjs no coração dos meus amores.